S

e ainda não foste de férias, é preferível que guardes este artigo para ler mais tarde e que aproveites ao máximo o teu período de descanso. Mas, se estás prestes a terminar os dias de férias e já só pensas no regresso ao trabalho, ou se acabas de regressar e já só queres ir novamente de férias, este artigo é para ti. 

Em primeiro lugar, o regresso pós-férias não tem de ser penoso. Aliás, deveria ser tranquilo, visto que voltas – ou deverias voltar – com um estado de espírito mais relaxado, descansado e revigorado do que quando foste de férias. Mas, como nem sempre é assim, sugerimos-te algumas formas de tornar o retorno mais ameno. 

Nos primeiros dias do regresso, o ritmo pode ser mais lento. É absolutamente normal: tenta aceitar que pode ser assim e não sejas demasiado exigente contigo. Uma das razões pelas quais algumas pessoas vêem a chegada ao trabalho como um bicho de sete cabeças prende-se com o facto de “pensarem na quantidade de trabalho que vão encontrar” quando voltarem, começa por explicar Vera de Melo, psicóloga clínica e CEO/partner da SET GOALS - Human consulting. 

“O erro número um acontece quando as pessoas chegam no primeiro dia com o espírito de super-herói e querem logo fazer tudo. Isso é humanamente impossível e faz com que as pessoas sintam culpa e frustração porque não atingem as suas expetativas”, continua, citada pela revista Visão

Assim como nós “demoramos tempo a adaptar o nosso corpo e a nossa mente ao ritmo das férias”, também “de repente não podemos estar à espera de que a produtividade e a vontade quando regressamos seja igual porque o corpo não consegue, nem do ponto de vista psicológico nem do nosso organismo”. 

Outra dica da psicóloga é que tires 10 a 20 minutos, idealmente no início do dia de trabalho, para definir prioridades. Esse planeamento vai ajudar-te a teres uma melhor noção das tarefas que tens para cumprir, bem como do tempo de que dispões. Planear ajudar-te-á também a reduzir a tua ansiedade. 

O momento que antecede as férias também é fundamental para garantir que o teu regresso é tranquilo. Isto é, se a tua saída tiver sido amena e tiveres conseguido deixar tudo em ordem, será mais fácil voltares com esse sentimento de “casa arrumada”. Sobre isto já te demos algumas dicas neste artigo. Lembra-te de as aplicar na preparação das tuas próximas férias.

Não é o fim das férias

É certo que, em Portugal, a maioria das pessoas tira o seu grande período de férias em agosto, mas isso não significa que seja o fim das férias. Talvez seja apenas o fim das férias de verão, mas há fins de semana, feriados e, certamente, mais períodos de descanso até ao final do ano.

Segundo a psicóloga, “perceber que é natural estar-se ansioso com o regresso ao trabalho e pensar neste com naturalidade” auxiliam o processo de retoma à rotina. 

Também conviver com os colegas e aproveitar e prolongar as “pausas do café” é importante porque “o cérebro não está logo preparado para trabalhar sem interrupções”, explica. 

Portanto, tão importante como ir de férias – esses momentos de lazer, descanso e de estar com a família, que ajudam a cuidar da saúde mental, voltando muitas vezes com novo ânimo e motivação – é saber voltar das férias. Voltar suavemente, sem demasiada pressão ou ansiedade. 

Por último, mas não menos importante, há que ter em conta que, embora sejam poucos os casos, há realmente situações em que a pessoa pode estar a passar pela chamada “depressão pós-férias”. Normalmente, esta envolve o prolongamento de sintomas como a dificuldade de concentração, dores de cabeça e de barriga, angústia, ansiedade e insónia. Muitas das vezes, esta “depressão pós-férias” pode estar a mascarar algo mais profundo. Se calhar, “não significa que temos saudades das férias” mas sim que podemos realmente ter de “procurar um novo trabalho”, alerta a especialista. Se achares que podes estar a passar por isto, aconselhamos-te a procurar ajuda médica e psicológica. Lembra-te de que a saúde mental é tão importante como a saúde física

Esperamos que este artigo te tenha ajudado. Bom regresso!

Mais sobre 

Compensação

Ver Todos