D

everia ser uma transição amena e simples, mas acaba, muitas vezes, por ser um período de ainda mais stress e trabalho. Deixar tudo em ordem no trabalho antes de ir de férias pode ser altamente esgotante - e é também por isso que é tão importante preparares a tua ausência com alguma antecedência. Programar antecipadamente é a chave para aproveitares ao máximo as tuas férias e descansares a 100%, sem preocupações profissionais. 

Hoje partilhamos contigo sete dicas que consideramos essenciais para programares com antecedência as tuas férias, e, assim, conseguires “desligar” por completo e recuperar a energia. 

1. Marca as férias com antecedência

É a primeira coisa a fazer. O melhor é não deixares a marcação de férias para a última hora. Desta forma, terás tempo para definir com a equipa o melhor momento para te ausentares e, caso seja necessário, para te organizares com os restantes colegas, de modo a não coincidirem no período de ausência. 

Uma vez que tenhas as tuas férias aprovadas, será também mais fácil começares a planear o teu período de descanso, tanto no trabalho, como na esfera privada, escolhendo se vais viajar, o que vais fazer, as datas, o orçamento de que vais necessitar e por aí fora.

2. Antecipa as informações necessárias 

Uns dias antes de ires de férias, informa os teus colegas de trabalho, clientes e quem achares importante avisar, sobre o período em que vais estar ausente. Esclarece se vais estar ou não acessível, e passa os dados de um contacto alternativo, com quem poderão falar caso necessitem de alguma informação ou ajuda. 

E, claro, não te esqueças de programar um out of office no email com as informações que consideres relevantes, para que o trabalho continue a fluir sem barreiras e as pessoas contem com alguma demora na resposta. 

3. Delega tarefas 

Este é, talvez, o principal passo a adotar. Antes de saíres, atualiza o status de cada projeto em que estejas envolvido, deixando claro – e, de preferência, por escrito – o que ficou feito e pendente, com os prazos de cada tarefa. Prepara uma lista com contactos necessários para projetos que precisam de continuar a avançar, assim como datas importantes para a sua execução. Delega também tarefas que estão sob a tua responsabilidade, traçando um plano de solução para diversos cenários. 

4. Prioriza tarefas 

Nos dias ou semanas que antecedem a tua ida de férias, é uma boa ideia começares a focar-te naquelas tarefas ou projetos que tens de garantir que ficam finalizados até ao começo das férias. Por isso, estabelece prioridades, marca prazos num calendário e define pequenas metas diárias para te assegurares de que não deixas “pontas soltas”.

5. Começa a desacelerar antecipadamente 

Encara o período prévio às tuas férias como uma espécie de preparação para o período de descanso. Ou seja, para evitares “desligar” por completo de um dia para o outro, o que, para algumas pessoas, é uma tarefa difícil. Se é o teu caso, tenta fazê-lo progressivamente, dias antes de ires de férias, desacelerando o ritmo. 

6. Opta por automatizar 

Aproveita também para automatizar todas as atividades que o permitam. Podes agendar emails importantes ou recorrer a assistentes virtuais para determinadas tarefas que ocupam demasiado tempo de trabalho e podem, facilmente, ser automatizadas. 

7. Recorre a apps de saúde mental 

Se estiveres a ter alguma dificuldade em gerir o trabalho e programar as férias, e sentires que isso está a ter um impacto negativo no teu bem-estar, respira fundo e para um pouco. Experimenta instalar uma aplicação que ensine estratégias para lidar com o stress e a ansiedade. Aqui podes encontrar sete aplicações de saúde mental que podem ser-te úteis.

É tudo. Boas férias!

Mais sobre 

Coverflex Recomenda

Ver Todos