O

mundo dos benefícios sociais como parte da compensação extra-salário pode ser confuso e até esmagador. Estamos aqui para ajudar-te a entender como tirar maior partido dos benefícios a que tens acesso, ao mesmo tempo que oferecemos mais opções às tuas pessoas — de uma maneira pensada, evidentemente, para salvaguardar as necessidades individuais de todos os membros de uma equipa diversa. 

Existe um estigma em redor das ofertas de benefícios. São vistas como algo que apenas as grandes empresas, com equipas específicas de recursos humanos e orçamento, podem dar às suas pessoas, e como algo que os negócios mais pequenos não são capazes de gerir por muitas razões diferentes: falta de tempo e de recursos dedicados à procura e à gestão de opções em plataformas isoladas e processos são alguns dos desafios apontados. 

Muitos donos de pequenos negócios duvidam da sua capacidade de oferecer benefícios. Mas, embora uma opção sem benefícios possa beneficiar os resultados financeiros a curto prazo, esta filosofia pode estrangular as hipóteses de sucesso a longo prazo.

Ainda que possa parecer evidente que oferecer mais opções e valor em pacotes de compensação, incluindo benefícios, é intuitivo, essa não é a norma. Isso acontece porque as ofertas de benefícios e a sua gestão apresentam alguns desafios claros:

Dar mais opções além das tradicionais e comuns (seguro de saúde, cartão refeição) é complicado

  • Os gestores precisam de procurar fornecedores para cada opção, negociar valores, gerir cada fornecedor e pagar uma mensalidade extra por um processo moroso e burocrático, ou gerir de forma ad hoc os pedidos de pagamento de reembolso dos colaboradores;
  • A menos que se trate de uma empresa de grande dimensão, a maioria das organizações não tem os recursos humanos nem o tempo para gastar nestes processos.

As pessoas estão às cegas

  • A falta de informação clara relacionada com compensação significa que a maioria das pessoas não compreende que poderia estar num ponto diferente em matéria de opções extra-salário, e que as empresas podiam explorá-las para reduzir custos e otimizar o seu valor;
  • Sempre que uma empresa oferece um programa de benefícios, a comunicação sobre o tema falha ou é frequentemente confusa, o que resulta no facto de muitas pessoas não saberem sequer ao que têm acesso ou não tirarem partido destes programas por outras razões.

Os processos são antiquados e raramente simples ou digitais

  • Se inclui 10 passos diferentes, incontáveis chamadas telefónicas, emails, contratos em papel e um período de três semanas entre o pedido de um voucher e o dia em que o mesmo está na nossa posse, acha que os colaboradores vão sequer tentar? 
  • Ser capaz de medir os gastos e a atividade da conta e comprar online são coisas que nem deviam ser consideradas uma coisa estranha hoje em dia.

A combinação destes fatores cria um cenário indesejado para qualquer empresa, o que a impede muitas vezes de compreender, premiar e gerir os benefícios das suas pessoas. Mas há muito a ganhar na criação de um processo que oferece uma ou mais opções de melhoria.

Comecemos por definir o que são estes benefícios, como podem ser usados e por que cada empresa deveria disponibilizá-los.

Toma nota deste resumo: 

Coverflex Infância O que é? É o benefício que te permite pagar pela escola dos teus filhos (< 7 anos), seja berçário ou infantário.
Como usar? Podes usá-lo através da app na nossa rede de cuidados de crianças. O Coverflex Infância só pode ser usado com dependentes menores de sete anos.
Porquê usar? Isento de IRS e de TSU.
Despesas com educação O que é? É o benefício que permite pagar escolas, estabelecimentos educativos e outros serviços relacionados com a educação de uma criança.
Como usar? Podes usá-lo, com o cartão, em livrarias, escolas, centros educativos, universidades, entre outros, que tenham ponto de venda e usem a rede VISA.
Porquê usar? Isento de TSU.
Formação profissional O que é? É o benefício que te permite pagar despesas com educação, em teu nome ou no de familiares.
Como usar? Pode ser usado através do cartão Coverflex em bibliotecas, livros em lojas especializadas, universidades, entre outras, que tenham ponto de venda e usem a rede VISA. Também podes usá-lo online. Consulta a lista aqui.
Porquê usar? Isento de TSU.
Saúde e bem-estar O que é? É o benefício que te permite pagar várias despesas médicas, em teu nome ou no de familiares.
Como usar? Podes usá-lo com o cartão Coverflex em farmácias, hospitais, clínicas, apps de saúde e de meditação, entre outras, desde que tenham ponto de venda e usem a rede VISA. Também podes usá-lo online. Consulta a lista aqui.
Porquê usar? Isento de TSU.
Ginásio e fitness O que é? É o benefício que te permite pagar mensalmente a subscrição no ginásio.
Como usar? O cartão pode ser usado em ginásios, centros de fitness e apps de fitness, entre outros, que tenham ponto de venda e usem a rede VISA.
Porquê usar? Isento de TSE.
Despesas sénior O que é? É o benefício que te permite pagar despesas relacionadas com centros de dia, lares, estabelecimentos de apoio social e gastos médicos e de assistência médica dos teus familiares.
Como usar? Podes usá-lo com o cartão Coverflex em centros de dia e residências séniores, entre outros, que tenham ponto de venda e acesso à rede VISA.
Porquê usar? Isento de TSU.

Considerando todas as opções disponíveis às empresas para ajudar as suas pessoas a encontrar algo que é relevante às necessidades atuais, especialmente quando estão à procura da força de trabalho mais diversa que o mundo já viu, é simples entender de que forma a criação de políticas pode dar aos trabalhadores acesso a todas elas - num modelo que, em vez de ser pago por opção e uso, é cobrado por colaborador -, pode ser benéfico para o bem-estar dos trabalhadores e para a saúde financeira da empresa. Mesmo que opte apenas por um dos benefícios pode ser uma fonte de poupança para a empresa e de valor acrescentado para o colaborador. 


Uma maneira fácil de compreender e saber quanto é que a empresa vai poupar e o colaborador vai ganhar é experimentares as nossas calculadoras para empresas e para colaboradores


Queres saber mais? Agenda a tua demo com a nossa equipa. 

Mais sobre 

Compensação

Ver Todos