N

as palavras de George Eliot, “Nunca vai chover rosas: quando queremos ter mais rosas, devemos plantar mais árvores”. O escritor inglês escreveu esta frase em 1868, no seu romance "The Spanish Gypsy". Era verdade nessa altura, e é verdade agora.

As árvores têm um papel fundamental no nosso planeta. Fornecem-nos ar limpo, porque absorvem poluentes nocivos e libertam oxigénio. As raízes das árvores funcionam como filtros: capturam a água da chuva e, assim, atrasam a absorção da água pelo solo, o que reduz o risco de desastres naturais. Uma árvore pode acolher centenas de espécies, de animais a plantas. As árvores podem ter um enorme impacto no clima e na saúde do nosso planeta e de todos os que o habitam.

As árvores também podem ter um impacto social muito grande. Além de estarem relacionadas com o trabalho de muitas pessoas, como agricultores, madeireiros, arboristas, investigadores, entre muitos outros, também transformam vidas e paisagens. “O uso insustentável da terra está na raiz dos nossos desafios mais prementes”, lê-se no site da Trees for the Future (TREES). “As árvores têm o poder de apoiar comunidades, melhorar vidas e restaurar o planeta”.

A TREES tem o objetivo de ajudar a desenvolver economias vibrantes, sistemas alimentares prósperos e um planeta mais saudável, através do treino de comunidades sobre o uso sustentável da terra. Milhares de agricultores e famílias de agricultores em nove países da África Subsariana fazem parte dos programas da TREES, que estão em vigor há mais de 30 anos. Até 2014, a TREES trabalhou com famílias de agricultores em todo o mundo. A partir desse ano, concentrou o seu trabalho em certos países africanos, onde os desafios climáticos e económicos são mais prementes, levando a que a TREES tenha um impacto maior. Até agora, já foram plantadas 250.000.000 árvores na sequência destes programas e já foram restaurados 242.811 quilómetros quadrados, o que mudou a vida de 300.000 pessoas.

Na Coverflex, sabemos a importância de empoderar comunidades e indivíduos, e estamos também conscientes da urgência de desenvolver formas sustentáveis de proteger e melhorar a saúde do nosso planeta e de todas as pessoas. Assim, estabelecemos recentemente uma parceria com a TREES. Uma vez que acreditamos nos programas desta entidade e no trabalho que está a ser desenvolvido através dos mesmos, financiámos a plantação de 4.000 árvores, na esperança de ter um impacto na terra e na vida de muitas pessoas.

Todas as pessoas que ajudarem a TREES a plantar árvores estão a dar às famílias a capacidade de fazer a transição de técnicas agrícolas insustentáveis para agroflorestas e uma gestão cuidadosa da terra, permitindo aos agricultores ter os recursos e o conhecimento de que precisam. Assim, quem ajuda está a mudar as vidas para sempre dos agricultores para sempre ao mesmo tempo que está a ajudar o planeta.

Para ajudar a TREES, é possível fazer uma doação aqui. Para parcerias com a TREES, basta clicar aqui.

Mais sobre 

Parcerias

Ver Todos