Conheça a nossa solução all-in-one para gerir a compensação dos colaboradores.
experimentar
T

rabalhar remotamente não significa necessariamente trabalhar sem equipa, sozinho e isolado do resto dos colegas. Essa distância só deve mesmo ser física, pois a comunicação deve continuar a ser permanente e até mais próxima do que num escritório. Além disso, há algumas dinâmicas de equipa que se podem fazer à distância e que, de certa forma, criam essa informalidade e descontração que um encontro nos corredores do escritório da empresa ou as pausas para um café com os colegas são capazes de gerar. 

Mesmo quando cada membro da equipa está a trabalhar a partir de sua casa, ou em qualquer outro ponto do globo, as atividades de team building são importantes. Este tipo de dinâmicas, que também podem ser feitas online, são uma forma de manter os colaboradores conectados, motivados e unidos. Além disso, são úteis para desenvolver competências sociais vitais para que as equipas remotas sejam mais eficazes. 

Estas são algumas das dinâmicas de equipa à distância que mais gostamos e que te aconselhamos a levar para a tua equipa. 

1. Jogos de perguntas e respostas 

A primeira coisa a fazer é dividir as pessoas em várias equipas e escolher questões de diferentes categorias. Não têm necessariamente de ser perguntas relacionadas com a empresa ou com as funções que cada pessoa desempenha, podem ser questões que toquem um pouco todos os temas da sociedade, desde música a ciências, passando por desporto ou atualidade. O objetivo desta dinâmica é fomentar o espírito de equipa entre os colegas, ao mesmo tempo que passam um momento divertido e de total descontração. Há vários estudos e especialistas que defendem que a gamificação é um instrumento muito eficaz para alcançar estes objetivos, nomeadamente o aumento do envolvimento de alguém ou de algum grupo com a organização ou um determinado propósito. 

2. Duas verdades, uma mentira

Neste jogo de team building online, muito utilizado também em processos de onboarding, uma pessoa escolhida deve pensar em duas frases verdadeiras sobre si e uma falsa. Em seguida, os colegas devem adivinhar quais das frases são as corretas e qual a errada. Para chegarem a uma conclusão poderão, por exemplo, fazer algumas perguntas, as quais só podem ser respondidas com “sim” ou “não”. É um jogo simples e que pode ser útil para as primeiras dinâmicas de equipa à distância, para “quebrar o gelo” e começar a conhecer os colegas. 

3. Ginástica através do ecrã 

Se, por outro lado, o que pretendes é uma atividade física, sugerimos que organizes aulas de exercício físico online. Só precisas de recorrer a um especialista na atividade que pretendes – pode ser yoga, crossfit, pilates, dança e por aí fora – e juntar um grupo de pessoas interessadas em fazer exercício físico em conjunto. Esta é uma excelente opção para que as pessoas se mantenham ativas, mas também para quebrar algumas barreiras e possíveis inibições entre colegas. 

4. Hora de almoço (e de aprender) 

Outra iniciativa que gostamos são os almoços semanais temáticos. Podes escolher um dia por semana em que um membro da equipa dá uma pequena aula, de meia hora ou uma hora, sobre uma temática que seja do seu interesse. Pode ser uma aula simples de qualquer idioma, de finanças pessoais, de consultoria de imagem ou de qualquer outro tema. Começa por verificar que competências e interesses a tua equipa tem para partilhar e começa a organizar estes almoços. 

5. Clube de leitura virtual 

Os clubes de leitura são outra opção. Escolhe um livro, define metas de leitura ao longo de um mês e discute o mesmo por videochamada no final de cada mês. É uma forma de incutir o hábito da leitura entre as pessoas, fomentar a curiosidade por novos temas e adquirir novos conhecimentos, bem como criar relações entre os colaboradores de toda a empresa que fazem parte do clube de leitura. 

6. Donut 

O Donut é uma aplicação do Slack que conecta, de forma aleatória, dois membros da equipa a cada semana para uma chamada individual (também podes organizar esta dinâmica manualmente sem recorrer ao Donut). Esta é uma ótima atividade para aplicar em toda a empresa para que equipas diferentes se possam conhecer. Podes preparar de antemão uma lista de perguntas divertidas que as pessoas possam fazer em cada chamada, e deixá-las conversar descontraidamente. 

7. Viajar sem sair da secretária 

Se a tua ideia é algo diferente e que realmente surpreenda as pessoas, propomos-te uma visita guiada a um museu. Sem saíres da secretária, ou mesmo do sofá, podes “ir” com a tua equipa ao Palácio Nacional de Queluz, ao Museu de Belas Arte, ou ao Museu Nacional dos Coches, por exemplo. E, se preferires atravessar fronteiras, podes visitar a Capela Sistina, no Vaticano, o Museu Salvador Dali, em Girona (Espanha) ou o National Museum of Natural History, em Washington D.C. 

8. Escape Room (virtual)

Já existem também empresas que criam jogos online ao estilo de um Escape Room e que podem ser dinâmicas de grupo muito divertidas. O objetivo deste tipo de jogos é levar as equipas a trabalharem em conjunto, valorizando e celebrando as ideias de cada pessoa, ouvindo ativamente e fomentando a discussão. À medida que a confiança aumenta, os participantes aprendem a ignorar o medo do fracasso, ganham coragem para falar e partilhar as suas ideias com clareza. Por meio da confiança, autoconfiança e coragem, as equipas descobrem os sucessos que o raciocínio dedutivo colaborativo pode trazer. 

9. Workshop conjunto 

Outra opção é organizar um workshop com toda a equipa. As possibilidades são imensas, por isso sugerimos que comeces por sondar os interesses das pessoas para saberes adequar a temática da formação. Os workshops de storytelling são sempre uma boa opção, mas pode ser também interessante um workshop sobre a importância de dormir, de desligar ou trabalhar num ambiente de trabalho ergonómico, com dicas simples e práticas que todos possam aplicar. 

10. Happy hour 

Apesar de não estarmos no terraço do escritório, podemos perfeitamente ter a famosa “happy hour”. Porque não terminar o horário laboral mais cedo à sexta-feira e permitir que as pessoas acabem a semana com uma bebida na mão e a conversar, de forma descontraída, numa das mil e uma plataformas de videochamadas que existem? Brinda aos novos desafios e aos objetivos cumpridos durante a semana!

Leia também:

Descubra a Coverflex

Junte-se a mais de 3.600 empresas e 70.000 utilizadores que já usam a Coverflex e torne-se parte da revolução que simplifica a compensação para gestores, contabilistas e colaboradores.

Junte-se às 5000+ empresas que já usam Coverflex.

começar