P

orque é que o Ronaldo conseguiu tantos títulos? Como é que ele ainda consegue ter esta postura e este desempenho? O que difere este jogador dos outros? Qual é o segredo por detrás do sucesso mundial do famoso Ronaldo?

O Ronaldo, sem dúvida, passa horas a treinar, tem uma rotina exemplar e uma disciplina alimentar e de sono rígidas. A dedicação e empenho que investe a cada decisão é uma das razões que o coloca na posição em que está. 

A combinação entre a destreza e a força mental é o que faz com que as pessoas tenham o sucesso que têm. O nosso cérebro pode ser o nosso melhor aliado ou o nosso pior inimigo.

Qualquer um de nós, exercitando o seu cérebro o suficiente, consegue atingir os objetivos a que se propõe. 

Estes 4 exercícios mentais podem ajudar o teu cérebro a atingir o máximo do seu desempenho:

  1. “Estou aqui para vencer”

Investigadores do Instituto de Desporto de Inglaterra descobriram que uma simples mudança na maneira como pensamos sobre o nosso desempenho pode fazer uma grande diferença no resultado. Se, por exemplo, formos para uma apresentação a pensar: "Espero não perder", iremos ter um desempenho pior do que se pensarmos "Estou aqui para vencer".

Uma pequena mudança no nosso processo de pensamento, no nosso mindset, pode aumentar a nossa hipótese de sucesso. Por isso, respira fundo e diz para ti: “Eu vou conseguir”.

  1. Pratica mindfulness

Estudos demonstram que a atenção plena muda a maneira como o cérebro percebe e responde ao stress. Ter controlo sobre os nossos pensamentos e emoções ajuda-nos a responder a situações difíceis com menores níveis de ansiedade.

Assim sendo, ao aumentarmos a nossa consciência do momento presente, do que se passa à nossa volta, teremos uma grande vantagem competitiva, especialmente, no mundo atual.

  1. Visualiza o Sucesso

A imagem mental tem um efeito poderoso na forma como o nosso corpo se comporta.

Estudos demonstram que, independentemente do teu nível de habilidade, visualizares todos os movimentos a cada etapa do processo irá ajudar-te a realizar a tarefa com o máximo de desempenho.

  1. Conversa contigo de uma forma positiva

Alguns estudos provam que falar contigo usando o teu nome próprio reduz a ansiedade e ajuda-te a tomar melhores decisões. Ou seja, em vez de dizeres: "Eu posso fazer isto", começa a frase com o teu nome. “[Nome], eu posso fazer isto.” Por mais estranho que pareça, pode ajudar-te a regular as tuas emoções para que consigas concentrar a tua energia na tarefa que tens em mãos.

A força mental é uma ferramenta poderosa para o nosso dia-a-dia, tanto a nível profissional como a nível pessoal. Pode não parecer fácil num primeiro momento, mas com prática e dedicação podemos adquirir esta força e sermos campeões da nossa vida, tal como o Ronaldo. 

Queres aprofundar o tema? Fala com a Khushi Minds. Um psicólogo pode ajudar! Juntos, melhoramos.

Mais sobre 

Parcerias

Ver Todos