Conheça a nossa solução all-in-one para gerir a compensação dos colaboradores.
experimentar
O

s espaços de cowork estão cada vez mais originais. São cada vez mais criativos e inspiradores, diferenciando-se no mercado com propostas verdadeiramente disruptivas e out of the box. E, sobretudo, depois de meses a trabalhar a partir de casa, surgem como um “terceiro espaço” de trabalho muito atrativo. 

Muitos colaboradores parecem estar desejosos desta opção: 79% gostaria de trabalhar ocasionalmente num “terceiro espaço”, diferente da sua casa e do escritório. Além disso, mais de metade dos profissionais estaria até disposto a pagar até cerca de €80 por mês para trabalhar num café, bar, hotel ou retalhista com um espaço próprio para o efeito, revela o estudo “Covid-19 consumer Research”, elaborado pela Accenture.

A Coverflex analisou uma série de rankings dos melhores coworks do mundo, com os benefícios mais invulgares e com uma dose dupla de criatividade. Estes são os sete espaços, sem ordem de preferência, que tens de experimentar. Pelo menos uma vez na vida tens de experimentar trabalhar a partir destes sítios. 

1. NapLab (Bangkok, Tailândia)

Quem nunca sentiu aquela sonolência depois do almoço? Ou algum cansaço entre a execução de uma tarefa e outra. Há estudos que provam que fazer uma pausa é tudo o que precisamos para revigorar a nossa energia e recuperar as tarefas com maior concentração e motivação. O NapLab é adepto das pausas e o seu espaço convida-te a fazê-las, nomeadamente a dormires uma pequena sesta. Além de escritórios, salas de reunião e estações individuais de trabalho, este espaço de cowork dispõe de dois andares equipados com beliches para poderes fazer a tua power nap, para depois voltares ao trabalho com mais energia.

2. My Office (Rio de Janeiro, Brasil) 

Localizado na Barra da Tijuca, o My Office é um misto de espaços privativos com espaços abertos. Existem as mais tradicionais salas de reuniões e salas onde se pode juntar toda a equipa, mas também pequenos escritórios privados, com mesas individuais dispostas em vários níveis. Imagina uma parede enorme com compartimentos ou cubos embutidos – que, na verdade, são pequenos escritórios – distribuídos em várias alturas. O cowork dispõe ainda de uma sala para a prática de exercício físico, estacionamento gratuito e um horário alargado: está aberto 24 horas, sete dias por semana. 

3. One Roof Women (Melbourne, Austrália) 

Vamos até à Austrália para destacar o One Roof Women, em Melbourne. Este espaço tem uma particularidade: é dedicado a todas as mulheres que estão, de alguma forma, a criar impacto positivo no mundo. Começou com um pop-up numa mansão do Airbnb, em St. Kilda, com o objetivo de capacitar as mulheres com as ferramentas e as skills necessárias para liderarem negócios de sucesso e, em menos de uma semana, quase 500 pessoas entraram pelas portas deste hub de inovação. Os bons resultados levaram Sheree Rubinstein e Gianna Wurzl, as fundadoras do One Roof Women, a fazerem deste espaço aquilo que é hoje em dia, uma marca global e uma comunidade feminina com impacto positivo. 

4. Village Underground (Lisboa, Portugal) 

Já na europa, Portugal conta com um dos espaços de cowork mais incríveis do mundo: o Village Underground, localizado na capital lisboeta e pensado para estimular a criatividade dos profissionais. Instalado em contentores marítimos e autocarros antigos, e com uma arquitetura muito moderna e urbana, este espaço conta com escritórios partilhados que se adaptam às necessidades e sonhos dos residentes. São áreas de trabalho, oficinas, labs ou lojas que cada um molda à medida dos seus objetivos. Há também um estúdio de gravação, um restaurante e espaços destinados a workshops, festas e exposições, que acontecem regularmente na vila e às quais os residentes têm acesso direto. 

5. Hubud (Bali, Indonésia) 

Já imaginaste estares a trabalhar e pela janela da frente veres um campo de arroz e um vulcão? Esta é a paisagem do Hubud, localizado em Bali (Indonésia), considerado um dos coworks mais incríveis no mundo. Além de conhecido pelas lindíssimas paisagens, este espaço é construído com bambu e madeira reciclada, o que torna o ambiente ainda mais agradável e acolhedor. É possível trabalhar sentado no chão, junto com outros profissionais, ou com os pés dentro de água. E o café que se bebe é produzido localmente. Mas há mais: não só os humanos podem entrar no Hubud, a visita de macacos é muito habitual neste espaço. 

6. Urban Station (Buenos Aires, Argentina) 

Se estiveres a pensar incluir no teu roteiro de trabalhador remoto a Argentina, aconselhamos-te a fazeres do Urban Station, em Buenos Aires, o teu escritório por uns dias. Trata-se de um espaço amplo com uma decoração muito clean e sofisticada, que promove a criatividade e a produtividade. Mas há muito mais do que mesas agradáveis onde podes trabalhar: aproveita o terraço do edifício para beber um copo ou reserva uma sessão na sala de cinema do Urban Station e opta por uma pausa diferente. O Microcine, assim se chama esta sala, está totalmente equipado com a mais alta tecnologia, ideal para projeções de filmes. 

7. Impact Hub (Madrid, Espanha) 

Mesmo no país vizinho, na capital espanhola, o Impact Hub convida-te a gerar impacto positivo e partilhar “casa” com outros profissionais que trabalham com a mesma finalidade. Localizado no centro da cidade, próximo do Parque del Retiro, este espaço está instalado numa antiga garagem. Uma das características que torna este cowork tão agradável é a enorme clarabóia no teto, capaz de iluminar todo o espaço, sem necessidade de utilização de luz elétrica durante o dia. No que toca a decoração, todo o mobiliário é recuperado, mostrando que é possível dar uma segunda (ou terceira) vida a qualquer produto.

Leia também:

Descubra a Coverflex

Junte-se a mais de 3.600 empresas e 70.000 utilizadores que já usam a Coverflex e torne-se parte da revolução que simplifica a compensação para gestores, contabilistas e colaboradores.

Junte-se às 5000+ empresas que já usam Coverflex.

começar