C

ada vez mais se exige aos profissionais que sejam capazes de responder de forma rápida e quase simultânea a diversos pedidos. Tudo isto enquanto estão conectados com o mundo, através do email e do telemóvel, durante quase todo o dia. Entre a caixa de entrada a encher, as notificações do telemóvel a soar e os deadlines para cumprir, perder o foco e ver os níveis de produtividade oscilar é muito fácil. 

Mas existem algumas estratégias que podem ajudar-te a aumentar a produtividade ao longo do teu dia de trabalho, melhorando a gestão de tempo. 

1. Planeia o dia com antecedência 

Normalmente, sempre que o tema é organização ou gestão de tempo, surge a palavra “antecedência”. Preparar o dia antes de começar a executar as tarefas e definir uma to do list, onde estejam discriminadas essas tarefas e horários a cumprir, pode poupar algum tempo. 

“Desta forma, é possível obedecer a uma ordem de prioridades e promover uma maior organização, o que permitirá ainda evitar atrasos na entrega das tarefas”, considera a GoodHabitz, plataforma de e-learning portuguesa

2. Organiza o espaço de trabalho 

Outra dica de ouro é manter o espaço de trabalho limpo, arrumado e organizado. Definir inclusive um sítio para cada “coisa” também influencia positivamente a produtividade ao longo do dia. 

Esta regra é válida para todos os profissionais, mas assume especial importância para os trabalhadores remotos, cujo sítio de trabalho varia e que acabam também por usar, várias vezes, a própria casa. Se é esse o teu caso, tenta definir zonas, separando a zona de descanso e lazer e a zona em que trabalhas. 

3. Faz pausas 

Acredita que, às vezes, parar é o melhor remédio para potenciares a tua produtividade. Trabalhar oito horas seguidas sem pausas promove um desgaste físico e mental que não favorece em nada a produtividade. 

“Parar ao longo do dia é essencial e apenas alguns minutos podem ajudar bastante a aumentar os níveis de produtividade. O ideal é fazer pausas de 15 minutos por cada 90 minutos de trabalho”, sugere a GoodHabitz, que inclui cursos de produtividade como o de "Gestão de Tempo", "Regra 80/20" e ainda o de "Mapas Mentais", que podem ajudar os colaboradores a gerir o seu tempo e a produtividade trabalhando no escritório ou fora dele.

4. Realiza uma tarefa de cada vez 

Apesar de muitos profissionais serem fãs do “multitasking”, executar várias tarefas ao mesmo tempo não indica, necessariamente, que haja um aumento na produtividade dos profissionais. Para serem produtivos, é importante que exista foco numa tarefa de cada vez, seguindo um percurso lógico, onde se começa, desenvolve e termina a mesma. 

5. Desliga as notificações 

Finalmente, para evitar que a produtividade seja quebrada, é benéfico desligares as notificações do teu smartphone e email pessoal. No horário de trabalho, “tenta usar apenas os equipamentos e aplicações necessárias para o desempenho da função”, aconselha a GoodHabitz.

Mais sobre 

Coverflex Recomenda

Ver Todos